Meleca na cozinha's Blog

Alfajores

Posted on: 4 de março de 2010

 

Com uma casquinha que é uma delícia de morder..

 

é meus queridos demorei com os alfajores mas cheguei.

Uma maledeta de uma conjuntivite me pegou e me deixou quase 2 semanas sem trabalhar.

Mas enfim estamos aqui e amanhã é sexta êêêêê

Que tal fazer um alfajor para o fim de semana!

Vamos lá?

Ingredientes

Massa

200 gramas de margarina de uso culinário. Aproximadamente 4 colheres de sopa cheias.( em tempera
1 xícara de chá de açúcar
3 gemas (Você não vai usar as claras na receita, faça uns macaroons )
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
6 colheres de sopa de leite frio
Cobertura para banhar

Misture a margarina , o açúca e as gemas e a baunilha até ficar homogêneo. Junte os demias ingredientes e sove, deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Abra a massa com a ajuda de um rolo, até que ela esteja mais ou menos com 03 centímetros de altura. Não deixe muito grossa, nem muito fina, pois ela quebrará facil, ou então ficará ruim para comer ( no caso da muito grossa).
Corte com cortadores de biscoito, eu uso do de metal, próprio para petit four. Ele corta facilmente, e torna o trabalho mais fácil.

Se prepare, o alfajor rende! Rende muito.

Eu faço 30 ( ou seja 60 peças cortadas) de um tamanho, um pouco maior do que  uma bolacha passatempo.

Leve ao forno pré- aquecido por mais ou menos 15 minutos. Não deixe muito que ele vai virar umas pedrinhas que desmancham. A cor que eles devem ficar é mais ou menos essa da foto.

Tá vendo que a pontinha dele tá bem escura? Tá queimado na ponta.

 

Um branquinho meio amarelinho.
Eles não podem estar moles, vão estar parecendo uma bolacha passatempo mesmo.

Agora vamos ao recheio:

Se você quiser, pegue uma lata de leite condensado pronto ( eu uso itambé), e misture com nozes e 1 colher de chá de essência de nozes ( eu não usaria mas tá na receita). Deixe descansar por algumas horas e recheie os alfajores.

Para o recheio de trufas:

500 gr de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de conhaque
Derreta o chocolate e misture com os outros ingredientes.

Com o recheio pronto, recheie os alfajores e cubra com o chocolate. Eu gosto de decorar com o chocolate branco. dá um charminho a mais.

Bom Fim de Semana!

Eu volto!

Qualquer coisa me segue lá no twitter, eu falo bastante…hahahaha

@melecanacozinha

2 Respostas to "Alfajores"

Olá querida,gostaria de fazer um curso especializado em alfajores, por favor me encaminhe como entrar em contato para fazer o curso.

lembranças…

Márcia

Deixe um comentário

