Meleca na cozinha's Blog

Pavê “pacomê” de chocolate

Posted on: 25 de dezembro de 2011

Tem gente que muda a vida da gente (profundo isso né?)

No meu ano de 2011 assim como o Véio, o Rafael Manteso agregou muito amor e risadas a minha cozinha.
Ele com o seu Marketing na Cozinha fala de comida de uma forma genial, e  o facebook e o twitter dele, são garantias de umas boas risadas durante o dia.

Um dia, ele publicou no facebook esta foto:

Vamos começar a chamar de pacomê?

Bora?

 

Como vocês sabem, eu sou uma pessoa lombriguenta. Hummm quem não gosta de pavê?
Eu já tinha feito pavê uma vez, mas, enfim a lembrança dele se perdeu no universo.
Sabia que esse pavê tinha que ser especial, para honrar o “pacomê” da foto.
Como o Universo conspira ao nosso favor, bem na semana da foto eu recebi a revista da nestlê  com uma receita de pavê de chocolate.

Como assim pavê e chocolate juntos?
Bora fazer essa gordisse já!
Eu fiz a receita para o Natal,  mas aproveita gente e faz ela para o Ano Novo!

Vamos Lá?

Eu dei uma leve adaptada da receita da revista.

Ingredientes
Creme de chocolate
3 gemas
1 lata (395 grs) de leite condensado
1/2 lata  de leite
1/2 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de chocolate em pó

Cobertura
1 caixinha de creme de leite
3 claras
5 colheres de sopa de açúçar

2 pacotes (pequenos) de biscoitos champagne

Para molhar os biscoitos

3 colheres de licor (eu usei de jenipapo)
1 xícara de leite

Para o pavê inteiro você vai utilizar uma barra de 170 gramas de chocolate meio amargo.
No meu caso eu usei o amaro, porqué é 43% de cacau.

Em uma panela misture o leite condensado, com o leite, o amido de milho, as gemas peneiradas e o chocolate em pó. Essa hora exige paciência zen budista, pois você deve levar em fogo baixo, mexendo até engrossar.

No meu caso pareceu que eu estava mexendo por uma hora, mas na verdade acho que foi só por uma meia hora.

Reserve o creme de chocolate e faça a cobertura.

Bata as claras em neve, e aos poucos continue batendo e adicionando o açúçar.
Desligue a batedeira, e com a ajuda de um fouet (ou uma colher mesmo, mas um fouet na cozinha gente é tudo de bom), misture bem devagar até tudo ficar bem homogêneo. Reserve.

Umedeça os biscoitos na mistura de leite com licor, nada impede que você coloque mais licor, depende  do seu público que vai comer o pavê.
Faça uma camada de biscoitos, creme de chocolate e pare!
Rale metade da barra de chocolate por cima do creme de chocolate.
Continue com uma camada de biscoitos  e coloque a cobertura e pare!
Por cima rale a outra metade  da barra de chocolate.

Coloque o pavê na geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.
E ele fica assim ó :

 

Lindoooooo meu pacomê #modestiamodeon

Lindoooooo #modestiamodeon

 

Não tenho foto dele cortado porque não sobrou…hehehehehe

Boa ultima semana do ano pessoal!

Beijos

Amanda

@melecanacozinha

1 Response to "Pavê “pacomê” de chocolate"

[…] Quando ela me contou das versões de pavê que fazia, eu logo lombriguei. Afinal quem não gosta de um “pacomê” ? […]

Deixe um comentário

